sábado, 23 de fevereiro de 2008

Disciplina Antropologia

Créditos: 04 Horas/Aula: 66 Dia: quinta-feira Ano/Semestre: 2008/I

Curso: Comunicação Social –
_Prof.dr:sebatião costa andrade____________________________________________________________________________________

EMENTA

Objeto de estudo da Antropologia Social. Análise da cultura. Organizações sociais e econômicas. Controle social. Religião. Arte. Dinâmica cultural. O indivíduo e a cultura.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao(a) aluno(a) de comunicação Social uma discussão sobre a diversidade cultural no mundo contemporâneo. Para tanto, será feita uma discussão sobre os principais temas trazidos pela reflexão antropológica, enfocando principalmente a questão da cultura, identidade cultural e organização simbólica. Será feita também uma análise sobre os aspectos simbólicos da cultura e identidade brasileiras, buscando remetê-los à esfera do consumo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Apresentar os conceitos e os pressupostos fundamentais da Antropologia Social.
- Oportunizar uma reflexão introdutória sobre diversidade cultural e consumo.
- Estimular a desconstrução de visões etnocêntricas e preconceituosas a respeito dos homens e culturas
- Estimular a leitura e animar os alunos a intervirem de forma pertinente sobre as questões tratadas em aula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Primeira Parte:
- Contexto histórico do surgimento da antropologia
- Natureza e cultura: determinismos biológico e geográfico - a capacidade de simbolização humana
- Raça e racismo: origem e pressupostos
Segunada parte:
- Dois conceitos fundamentais: etnocentrismo e relativismo
- Diversidade, alteridade e o ofício do antropólogo
- Os conceitos de Cultura
- Ética e trabalho de campo: algumas questões de método e metodologia

Terceira Parte:
- A questão da identidade cultural e
a identidade cultural brasileira e nordestina
(etnia, família, religião, gênero, política, classe social...)
- A diversidade cultural na sociedade contemporânea
- Quarta Parte

-Antropologia e Consumo

- Antropologia e Relações Públicas
- Antropologia e internet
METODOLOGIA:

As aulas serão constituídas de exposição dialogada, debates de filmes, seminários e trabalhos em grupos e/ou individuais.



AVALIAÇÃO:

A avaliação será efetivada através de trabalhos individuais, seminários ou trabalhos em grupos, além de provas individuais. Serão respeitados os critérios de avaliação do regulamento da faculdade.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

01. SANTOS, Rafael, José dos. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2005.
02. DAMATTA, Roberto. Relativizando – uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
03. DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? 8ª Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
04. LARAIA, R. Cultura – um conceito antropológico. 13. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
05. KRISCHKE LEITÃO, Débora; LIMA, Diana N. de O. & PINHEIRO MACHADO, Rosana. Antropologia e Consumo. Porto Alegre: AGE, 2006.
06. ROCHA, E. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1995.

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