segunda-feira, 31 de março de 2008

Sociologia Da Comunicação.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA(UEPB)
CURSO:Comunicação Social
Disciplina:Sociologia da Comunicação
Professor:Prof.Dr Sebastião Costa Andrade


OBJETIVO
A disciplina de Sociologia da Comunicação tem o objetivo central de refletir a relação entre os meios de comunicação de massa e o modo de pensar e agir dos atores sociais. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de entender as principais implicações da cultura midiática, compreendendo os impactos da tecnologia sobre as formas de sociabilidade.


PROGRAMA DA DISCIPLINA

UNIDADE I – Comunicação e Poder
Comunicação e formas de poder
Os usos dos meios de comunicação de massa (MCM)
A Indústria Cultural como sistema: perspectiva crítica e a Escola de Frankfurt
O crescimento das indústrias da mídia
A comunicação de massa no Brasil: tecnologia, produção e recepção

UNIDADE II - Midiatização e as novas formas de sociabilidades
Da cultura massiva à cultura midiática
A natureza do campo dos medias
Semiose da midiatização: mídia e estrutura social
Conceito de sociabilidades
Cibercultura e Protestos Criativos

UNIDADE III – Comunicação e Espaço Público
A reorganização do espaço e do tempo
Comunicação, apropriação e vida cotidiana
A transformação da visibilidade
Sociedade do espetáculo: informação e entretenimento
Sociedade do controle
Comunicação e violência: cultura do medo e banalização

UNIDADE IV - Comunicação e Política
A natureza da política – discurso e comunicação
Política e a administração da visibilidade
Limites do controle: os riscos da visibilidade
Função de agendamento dos MCM: o poder midiático de mostrar, analisar, esconder e sentenciar
Política e auto-referenciação midiática


METODOLOGIA
A disciplina será ministrada a partir de aulas teóricas expositivas dialogadas,debates,seminários.
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado por sua participação em aula, por uma prova escrita e pela realização de textos dissertativos ao longo do ano. O acadêmico será aprovado se alcançar 75% de freqüência nas aulas e média sete na disciplina.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA
UNIDADE I – Comunicação e Poder
CENTRO DE MÍDIA INDEPENDENTE. Documentário “Além do cidadão Kane e outros vídeos”. 2004.
MATTELART, Armand e Michele. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999. (p.73-89).
SODRÉ, Muniz. Comunicação do grotesco. Rio de Janeiro: Vozes, 1985. (p.11-39).
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. (p.19-36; p.73-76).
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa, Editorial Presença, 1987. (p.18-28; p. 39-50; p.71-80).

UNIDADE II - Midiatização e as novas formas de sociabilidades
BARICHELLO, Eugênia M. R. Comunicação e sociabilidades. IN: Comunicação e Sociabilidades. Santa Maria: FACOS, 2001.
CENTRO DE MÍDIA INDEPENDENTE. Documentário “Curtas para democratização da comunicação”.
DOWNING, John. O fenômeno CMI: espaço – local – democracia e os novos Centros de Mídia Independente. IN: Animus, v.III, n.01. Santa Maria: NedMídia, 2004.
MATA, Maria Cristina. De la cultura masiva a la cultura mediática. IN: Diálogos. Lima: ALAIC.
MORAES, Denis. O concreto e o virtual. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. (p.125-148).
RODRIGUES, A. a gênese do campo dos media. IN: SANTANA, R. N. (org.). Reflexões sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2000. (p.201-210).
VERÓN, E. Esquema para el analisis de la mediatización. IN: Diálogos: Felafacs, 1999.

UNIDADE III – Comunicação e Espaço Público
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
KOFF, Rogério F. Tragédia, cinema e realidade. Reflexões sobre o espetáculo do terror. IN: Comunicação Midiática. Santa Maria: FACOS, 2002
KOFF, Rogério F. Comunicação, ideologia e espaço público. IN: Comunicação e Sociabilidades. Santa Maria: FACOS, 2001.
MOORE, Michael. Documentário “Tiros em Columbine”. 2002.
TAVARES, Juliana. Alienação: conformismo e reflexão. IN: SOCIOLOGIA, n.2. São Paulo: Escala, 2006.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. (p.36-46; p.109-121).
WEIR, Peter. Filme “O Show de Truman”. 1998.

UNIDADE IV - Comunicação e Política
CASALI, Caroline. A imagem dos candidatos à Presidência no discurso de Veja. Monografia de conclusão de curso. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), CCSH, Curso de Comunicação Social – Jornalismo, 2003.
CÉSAR, Guilherme. Documentário “O espetáculo democrático”. 2003.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. (p.121-133).
TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XXI. São Leopoldo: Unisinos, 2001 (p.33-47).
FAUSTO NETO, A. O impeachment da televisão: como se cassa um presidente. Rio de Janeiro: Diadorim, 1995.